Bem-vindo ao BLOG DO LUCAFE

sábado, 29 de novembro de 2008

O CENTÉSIMO MACACO!!!

“Tudo começou em 1952, numa ilha no Japão chamada Kochina, quando um grupo de cientistas observavam a espécie de macacos “Fuscata” em seu ambiente natural. O estudo do comportamento da espécie, levou os cientistas a jogar batatas-doces cruas nas praias da ilha e a observar as reações dos macacos. As batatas agradavam aos macacos, exceto pela areia que as impregnavam. Um belo dia, os cientistas flagraram uma fêmea, de um ano de meio de idade, lavando as batatas-doces num rio próximo à praia, onde eram jogadas as batatas. A jovem macaca continuou a lavar as batatas-doces que apanhava na praia todos os dias, e as saboreava como nenhum outro membro da espécie. Seu gesto tornou-se rotina. O prazer em comê-las passou a ser imitado por outros membros do grupo. Um a um, os macacos passaram a imitar a jovem macaca, até que em 1958, o centésimo macaco adotou o hábito de lavar batatas-doces antes de comê-las e este costume se incorporou como o novo padrão de comportamento do grupo”.

Esta experiência, passou a ser conhecida como o fenômeno do “CENTÉSIMO MACACO”, e nos fala do processo de mudança de comportamento de um grupo, a partir da mudança de atitude de um indivíduo do grupo. Aqueles que sempre encontram desculpas para deixar de agir de forma arrojada, ou até mesmo de forma adequada, está aqui a experiência cientifica que comprova o enorme poder que o elemento tem em transformar-se, em influenciar outros elementos e mudar o padrão de comportamento do grupo.
Podemos e devemos mudar a dura realidade dos indivíduos, das empresas, dos clubes, dos Hospitais, das instituições e do País, a partir de uma mudança de enfoque. A maioria das pessoas necessita de um “empurrãozinho extra” para realizar qualquer coisa fora da rotina. Muitas vezes chegamos a pensar a iniciar um empreendimento, uma viagem, um curso, uma carta, uma dieta, um tipo de abstinência, um plano, um novo processo de trabalho, mas não levamos a idéia adiante.

É provável que estejamos dependendo apenas daquele estimulo fundamental. A macaca que iniciou o processo e gerou com uma centelha, o fogo arrasador que destruiu hábitos enraizados e forjou no grupo um novo padrão de comportamento. Sim, está ao nosso alcance, a qualquer momento, em quaisquer situações, o poder de transformar a realidade. O que precisamos é mudar o enfoque.
Porque ser o CENTÉSIMO, se podemos ser o PRIMEIRO e desfrutar o deleite restrito ao precursor, o verdadeiro cidadão, o herói de verdade. O Centésimo é apenas conseqüência do Primeiro.

Texto original do Livro “La Centa Simio” – adaptado por LUCAFE.

Nenhum comentário: