Bem-vindo ao BLOG DO LUCAFE

sábado, 24 de janeiro de 2009

Dica do Sábado!!!

SE VOCE TEM QUEM DISCORDE DE VOCÊ DE VEZ EM QUANDO? AGRADEÇA!!!

Às vezes, um cara com coragem para discordar é tudo o que você precisa para salvar a pele de muita gente, além da sua própria.

Certa vez ouvi de um palestrante que o ser humano não é um animal racional, mas sim um animal emocional. Na hora não dei muita importância, mas o tempo me mostrou que a afirmação era verdadeira.

As decisões que tomamos têm um cunho maior pela emoção que pela razão. Não discorde ainda. Apesar das duas coexistirem a emoção quase sempre prevalece quando a ordem é imediata.

Os resultados podem ser catastróficos quando ações racionais precisam ser tomadas em situações de estresse. A coisa toda se agrava quando não há tempo para se acalmar e raciocinar.
Fatos que não me deixam mentir.

Estão aí muitos casos de acidentes de avião causados simplesmente porque o co-piloto não quis desrespeitar o comandante, pela sua posição, idade e experiência. O preço? Mais de 540 mortos em um único caso.

Então, para que serve mais de uma pessoa no comando? De nada adianta uma equipe de três pessoas que concordam em tudo, pensam e agem de forma homogênea.
É preciso em qualquer equipe, a pessoa com coragem de discordar. Quem discorda muda referências define melhor os extremos, delineia novos limites mesmo que estapafúrdios. Paciência.

Assim, quando todos tentam entrar em acordo, nasce o meio termo e o tão falado no meio corporativo; bom senso. Este que pode causar de catástrofes a sucessos arrebatadores. Depende apenas de quem discorda.
Por Roberto Machado.

Nenhum comentário: