Bem-vindo ao BLOG DO LUCAFE

terça-feira, 30 de março de 2010

Dica do dia!!! ASSISTIR O ESPETÁCULO "TERRA DE LIVRES" em São João del Rei!!!

Estreou sábado, dia 27 de março em São João del Rei, o “TERRA DE LIVRES”.

O espetáculo tem uma estrutura um pouco semelhante aos feitos na Idade Média que tinham alguns lugares chamados de estações. As estações foram representadas nas igrejas do centro histórico da cidade (Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de Nossa Senhora do Carmo , Igreja de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Igreja de São Francisco de Assis) e entre uma estação e outra passavam os cortejos”.

“TERRA DE LIVRES” faz parte das comemorações do centenário do nascimento de Tancredo Neves.

O espetáculo conta a história do ciclo do ouro na região em uma verdadeira procissão teatral tendo como cenário as ruas do centro e cinco das igrejas históricas de São João del-Rei.
Quem leva o público nesse passeio pela história da cidade é um cortejo de tropeiros, maracatu, prostitutas e congada que se revezam no caminho. Esse percurso é acompanhado por uma espécie de carro alegórico, denominado Grizu – em homenagem a um carrinho de procissão de São João del-Rei, da década de 30 - idealizado por Marcello Dantas e realizado pelos arquitetos Tatiana Durignan e André Wissenbach.

Com um elenco de quase 120 pessoas (inclusive a minha filha ELIS FERNANDA), nas paradas em cinco igrejas da cidade, os atores se utilizam de projeções, música, dança e circo para narrar a saga da região e os episódios que simbolizam a conquista das diversas liberdades: política, pessoal, espiritual, educacional e econômica.

Na cena de abertura, por exemplo, nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora das Mercês foram projetados mapas da região no século XVIII. O show começa quando o índio bate o seu cajado no chão depois de subir os degraus, por onde escorrem as águas da primeira cena, “Rio das Mortes”.

Obs: Dia 10 de abril de 2010, haverá nova apresentação.

Nenhum comentário: