Bem-vindo ao BLOG DO LUCAFE

terça-feira, 18 de novembro de 2008

REFLEXÃO!!!

O RISCO DA RESPONSABILIDADE.
Pe. Nilo Luza, ssp

Lá pelo ano 80 d.C., quando o Evangelho de Mateus foi escrito , muitas pessoas começam a esmorecer na fé por conta da demora da volta de Jesus. Diante disso, Mateus nos apresenta a parábola dos talentos (Evangelho de Mateus cap. 25 vers. 14-29) – dons que cada um recebe e deve multiplicar – para aquecer o coração dessas pessoas desanimadas.

Todos nós recebemos de Deus dons, talentos, qualidades e virtudes. Ao longo da vida, conseguimos com a experiência e o estudo aprimorar nossas habilidades. Ora, tudo isso não pode ser enterrado, mas precisa ser investido em favor da coletividade. Grande é nossa responsabilidade; não podemos nos omitir, deixando que os bens permaneçam infrutíferos, privando a comunidade e a sociedade desses frutos.

Investir é sempre um risco, mas sem risco não há crescimento, não há avanço e não há melhoria de vida. Jesus exige criatividade, coragem, empreendimento não somente no serviço do reino de Deus, mas também no mundo do trabalho, da economia... Tudo deve ser movimentado com criatividade para que favoreça o maior número possível de pessoas. A lógica de não fazer nada para não errar não é válida. Quem faz está sujeito a errar às vezes, mas quem nada faz em favor de alguém erra sempre.

Não podemos passar pela vida desperdiçando saúde, estudo, qualidades, virtudes... Tudo deve ter uma finalidade, um objetivo: aplicar os dons para o crescimento próprio, da comunidade e da sociedade. Um dia, seremos cobrados por aquilo que tivermos feito ou deixado de fazer, Jesus quer que sejamos bons administradores dos seus bens.

Nenhum comentário: