Bem-vindo ao BLOG DO LUCAFE

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Dica do Dia: COMO EVITAR OS INVEJOSOS!!!

1- ISOLE O VÍRUS
No livro Inveja – O Mal Secreto, o jornalista Zuenir Ventura anota logo no início:
“...ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é não querer que o outro tenha”. Entendendo a ameaça, fica muito mais fácil aprender a desviar dela.

2- OLHE SEU PRÓPRIO RABO
A inveja é um dos sete pecados capitais. Pior: a inveja é uma merda! O problema é que todo mundo a sente vez por outra. Para evitar invejosos, um bom começo é estudar o fenômeno em si mesmo.

3- AFASTE O JACARÉ
Sabe o cara que se irrita quando alguém ganha uma promoção ou se dá bem? Que critica quase tudo que os outros fazem e não sabe elogiar? Tire ele do seu orkut.

4- FUJA DA PRAGA
Programas de reconhecimento individual no trabalho podem fortalecer a competição– o que é um passo para a disseminação da inveja e da trapaça. O ambiente não é bom? Caia fora.

5- NÃO CANTE DE GALO
Quando desmerecemos o esforço de alguém ou só falamos de nos sas conquistas, alimentamos o monstro. “Se vangloriar de algo é uma tentativa de se valorizar diante do outro, e isso causa inveja”, diz o rabino Nilton Bonder em A Cabala da Inveja.

6- SEJA BACANA
Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C.) dizia que são os bens advindos do acaso que provocam inveja. Podemos até desconfiar da ingenuidade do filósofo grego, mas, como sempre, convém trabalharmos duro e sermos honestos até o caroço. E continuar jogando na Mega-Sena, claro.

7- RELAXE E GOZE
Quando não é possível escapar das péssimas vibrações de um invejoso, respire fundo e fique relaxado na hora das alfinetadas. Os estudiosos do tema garantem que a inveja é mais prejudicial ao invejoso do que ao invejado.

8- BATA UM PAPO
Há casos em que o invejoso parte pro ataque, preparando armadilhas ou sabotando nossos projetos. Muita gente acredita que chamar o cara para uma conversa franca pode ser a solução.

9- DO CHUMBO, FAÇA OURO
Para o psicólogo Carlos Byington, autor de Inveja Criativa, a inveja ajuda o desenvolvimento da consciência do sujeito e da cultura – ela seria destrutiva se desviada da sua função criativa. Lindo, né?

10- SIGA AS DICAS DE SUA VÓ
Se nada, nada mesmo funcionar contra os invejosos, apele para os sábios conselhos de nossas avós: vaso de sete ervas na porta de entrada, alho seco no bolso, patuá no peito e banho de arruda, cravo, canela, alecrim e azul anis.

Fonte: Revista VIP

Nenhum comentário: