Bem-vindo ao BLOG DO LUCAFE

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Baú de Grandes Reflexões - PORQUE "PELÉ"

 


Por que Pelé? Conheça a origem do apelido que fez Edson famoso no mundo inteiro

    Pelé virou marca mundialmente conhecida, eternizada como o apelido de um dos maiores atletas da história.

    Talvez nem todos conheçam Edson, mas dificilmente alguém não sabe quem foi Pelé, seja fã de futebol ou não. Um apelido que virou marca mundial e tem origem quando o Rei, que morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, era ainda apenas uma criança em Bauru, no interior de São Paulo.

    A história tem origem quando Edson chegou com sua família a Bauru, em setembro de 1944. Pelé, naquela época, era ainda conhecido como Dito, após ter nascido em Três Corações, em Minas Gerais, e se mudado da cidade mineira de Lorena, junto com seu pai, João Ramos do Nascimento.

    No futebol, o pai de Pelé também tinha seu apelido, Dondinho. Foi a bola que o fez mudar de cidade com a família, para jogar pelo Lusitana Atlético Clube, que depois viraria Bauru Atlético Clube, o BAC.

    Além de Dondinho, viajaram sua esposa, Celeste (a mãe de Pelé), sua mãe Ambrosina (avó do Rei), o cunhado Jorge Arantes e os três filhos: Maria Lúcia, de só oito meses; Jair, o Zoca, dois anos; e Edson, o Dico, que era o mais velho deles, já com quatro anos.

    Dito, antes de virar Pelé, sempre gostou de jogar futebol. Tinha como principal companheiro o tio Jorge, e sempre assistia Dondinho. Uma das equipes defendida pelo pai de Edson foi o Vasco da Gama de São Lourenço de Minas Gerais. Um dos principais nomes daquela equipe era o goleiro, José Lino da Conceição Faustino, conhecido como Bilé.

Dito gostava de brincar com o tio no gol, mas ainda não tinha a dicção completamente formada. Quando defendia, Edson tentava gritar Bilé, mas pronunciava algo como “Pilé”.

Os amigos ironizavam Edson, o chamando de Pelé. O menino se irritava e, como todo bom apelido nessa situação, a alcunha “pegou”.

De Bauru, onde defendeu diversos times ainda na adolescência, Edson virou Pelé para sempre. Foi assim que virou o maior jogador da história do Santos, da seleção brasileira e grande ícone mundial. Algo que nem sua morte aos 82 anos conseguirá mudar.

Fonte:  ESPN.


Nenhum comentário: